terça-feira, 13 de março de 2012

PARA QUE serve a LITERATURA INFANTIL ?


Esse poste partiu do estudo do texto: PARA QUE serve a LITERATURA INFANTIL? da autora  GRAÇAS PAULINO e das discussões em sala de aula da disciplina Literatura Infantil com a professora Gisely Lima, na Universidade Federal de Alagoas.





       A LITERATURA INFANTIL não tem uma finalidade pratica e imediata, ela serve para desperta a sensibilidade que ocorre na criança ao ler o livro e aprecia-lo, serve também para as horas de lazer,  fazer fluir a imaginação, o faz de conta, a invenção, isso faz bem e é importante para as pessoas. Diferente do que as pessoas imaginam a LITERATURA INFANTIL  não tem que ter uma lição de moral ao final. Não são todos os livros que são considerados "literaturas infantis", que realmente são livros para crianças, É LITERATURA INFANTIL AQUILO QUE AS CRIANÇAS GOSTEM DE LER E NÃO AQUILO QUE ESPECIFICAM SER LITERATURA INFANTIL. Outro aspecto que é importante ressaltar é que a literatura infantil ela não é feita só para crianças, qual adulto não se encanta as vezes ao ler uma fábula, uma historinha que faz fluir sua imaginação?

Um Livro trabalhado em sala de aula para dar esse exemplo foi o livro: O Ratinho, O Morango Vermelho Maduro e O GRANDE URSO ESFOMEADO



Um livro que retrata uma divertida fábula sobre a esperteza dos pequenos contra a força dos gigantes. O ratinho que protagoniza as cenas tenta esconder um morango maduro de um grande urso que, aliás, não aparece na história. Um interlocutor oculto, mais esperto ainda que o rato (e com o qual a criança se identifica) é quem vai narrando a história, ao mesmo tempo em que convence o ratinho a dividir o morango com ele.


Essa fabula contada pela professora Gisely Lima na aula de Literatura Infantil , a história foi encantadora e todos nós (adultos) nos encantamos e ficamos à imaginar as cenas e curiosos para saber o que o ratinho iria fazer com o Morango Vermelho Maduro, é um livro infantil isso é fato, mas nós adultos gostamos da mesma forma, isso que caracteriza que não é todo livro infantil que é feito só para criança.


           A LITERATURA INFANTIL  é importante para ser trabalhada na formação da criança, pois em um primeiro momento ela será simbólica, a criança usará as emoções, o medo, a felicidade, a curiosidade, a expectativa coisas que irá mexer com os  sentimentos da criança, o imaginário e muito mais. Esse tipo de literatura deverá ser levada as escolas, mas não com a finalidade de fazer a criança ler por ler e não tornar os textos para alfabetizar e nem como didáticos, é preciso levar a LITERATURA INFANTIL paras as ESCOLAS com a finalidade de gerar arte, prazer para as crianças, desenvolverem  suas emoções e imaginações que é uma riquíssima fonte de desenvolvimento para as mesma.







7 comentários:

  1. Gostei da reflexão. Resume bem o que discutimos. Aliás, o blog está ficando muito interessante...e bonito! Vamos em frente. Acho que vem muita coisa boa aí! bjs

    ResponderExcluir
  2. [aa] que liiindo , muito legal a iniciativa de criar um blog , incentivando a leitura afinal ela, ser fundamental , principalmente para o desenvolvimento de uma criança . poooxa bacana mesmo , a forma que vcs explicam , as figuras tudo bem colocado vcs estão de parabés !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thayara Barros por seu comentário, em relação as figuras as ultimas foram desenhadas exclusivamente para nosso blog, e a frase de inicio " A leitura é uma viagem sem fim, pegue logo seu livro e venha viajar conosco" também foi criada por mim para esse blog. Que bom que você achou o blog lindo , muito obrigada por sua visita :D

      Excluir
  3. Obrigada, pelo comentários de vocês e quem bom que estão gostando do nosso blog :D , pois o mesmo foi feito para divulgar nosso conhecimento pra vocês e vocês também compartilharem os seus.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito das dicas, vou apresentar o blog paar a minha equipe na escola zona norte SP

    ResponderExcluir