quarta-feira, 18 de abril de 2012

OS CONTOS DE FADAS







O QUE SÃO FADAS?

- Fadas  são uma  de representação, de formas superiores que arrastavam sua vontade, para o bem ou para o mal.

CARACTERÍSTICAS DAS FADAS?

- Elas formam uma casta mas de sociedades livres, são de condições as mas diversas:
           - Princesas
           - Simples Burguesas
           - rusticas
           - pérfidas
           - Caprichosas
           - egoísta
           - maus
Dentre Outras....

DE ONDE VEM AS FADAS?

- uns dizem que são de raça ariana, família dos ovos indo- germânicos
- Outros afirmam que nasceram na Pérsia e daí voaram em grupos graciosos para os países vizinhos

MAS POR QUE ESTAMOS FALANDO DE FADAS SE O TEMA É CONTO DE FADAS ?

- Pois bem, as histórias das "fadas"  antes de serem escritas, eram trabalhadas oralmente, deve-se observar que não se pode vincular um berço histórico pra o surgimento do contos de fadas, porém, sua origem é o continente eurasiano, depois os sonhos e desejos diurnos ou temores noturnos surgindo assim em cada região diferentes histórias.
      O ponto crucial de que partimos é que OS CONTOS DE FADAS se tornaram Literatura Infantil, existindo quando não existia noção de infância e de criança como a entendemos hoje.

A ESTRUTURA DO CONTO DE FADAS?

Sua origem, suas características e sua ESTRUTURA vai se distinguir o modo como eles atuam, mas sempre de forma exagerada. Ou seja:

- Ou  são extremamente boas, ou extremamente ruins
- Ou  são extremamente medrosas ou extremante corajosas
- Ou  são extremamente belas ou tragicamente feias
- Ou anãos ou Gigantes
-Ou bruxas ou princesas

O conto de fada vai parti muito de  qual discussão será trabalhada, alguns educadores dizem que por sua apresentação atraente os contos de fadas levariam as crianças a preferirem ser as personagens más.Pois eles sempre são os que se destacam mais, por ter a aparência de forte, de mal , e não aquela aparência de coitadinho que os personagens bonzinhos têm. Então que deseja se aprofundar do assunto aconselhamos o livro:  A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS- BRUNO NETTELHEIM

- Surgi então essa pergunta para ser discutida, DEVEMOS APRESENTAR OU NÃO O CONTO DE FADAS ÁS CRIANÇAS? Para as crianças pouco interesse há  de conhecer a origem ou a simbologia dos contos de fadas, ou a finalidade de cada um. Dizem que os contos de fadas levariam as crianças a credulidade, a falsear o espirito, retornar ao mundo da lenda, mundo superado, ou que o fatalismo deles não permitirá á criança preparar-se para o mundo real que logo irá enfrentar.
 De acordo com Bruno Bettelheim: hoje em dia os contos de fadas eles ajudaram as crianças a encontrar o significado da vida, porque o conto de fadas coloca um dilema existencial de forma breve e categórica. isso permite à criança apreender o problema de sua forma mais essencial. Essas historias trazem materiais de fantasias, sob forma simbólica, que devemos ter problemas para podemos supera-los e ter um final feliz.

Exemplo disso:

- Uma criança sofrendo ciumes e discriminação dos seus irmãos ela se sentirá confortada com a história da gata borralheira.

- Uma criança que é considerada incompetente por um dos seus pais ela gostará de ouvir o conto dos irmãos Grimm. O gênio da garrafa

- Uma criança com solidão gostará de ouvir a historia do patinho feio




Então Sempre o conto de fadas, ele virá com uma forma de envolver as pessoas, fazerem elas se sentirem parte da historia ao lerem, se identificar com um dos personagens, a sofrerem junto com eles ou sentirem o gosto da vitoria. Por isso que importante ser trabalhado em salas de aula, para trabalhar a imaginação das crianças, fazerem elas viajarem junto com o livro.



9 comentários:

  1. aí gente o blog tá muito legal, parabéns
    é muito importante cultivar a imaginação da criança contando os contos de fadas!!! parabéns tá lindo o blog bjus

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse blog, aqui eu aprendo coisas novas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente proposta e esclarecimentos. Parabéns!

      Excluir
  3. Olá , fico feliz de ver que vocês estão visitando nosso blog, e aprendendo coisas novas.

    Obrigado Pela Visita :D

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom insentivar a criança de pequena a ler... pois a leitura é algo muito importante em nossa vida.
    Muito legal o blog de vocês, pois quando uma criança se identifica com uma história sua imaginação não fica mais parada nem vazia, mas trabalha o tempo todo no mundo da imaginação!!!
    Muito bom... Parabéns!!!
    Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Anderson Por seu comentário :D

    E você entendeu muito bem oque quisemos passar,que Deus te Abençoe também , não só a você mas a todos que visitam nosso blog e aprende conosco.

    ResponderExcluir