domingo, 30 de setembro de 2012

Conversando Sobre Biblioteca



O que é uma Biblioteca ? 
Algum leitor desse blog poderia me responder ? 



De acordo com o dicionário Aurélio: Biblioteca  é uma coleção de livros disposto em ordem para consulta; local onde se consulta livros.

De acordo com  o site  (http://agrupamentoportel.drealentejo.pt/aeeep/bibliotecaweb/oquee.htm) : É um local de descoberta e divertimento, no qual podemos encontrar respostas para as nossas dúvidas, pesquisar para os nossos trabalhos, ou simplesmente passar os nossos tempos livres, num ambiente acolhedor e descontraído.

De acordo com o a portuguesa Olga Pombo: Biblioteca é um espaço educativo, onde mostra para o aluno q diversidade de saberes e pontos de vista, além de múltiplos esforços em compreender o mundo. 

Podemos perceber que hoje em dia a função da biblioteca está mais relacionada a definição do nosso querido dicionário Aurélio, quando diz que a mesma é um espaço onde há uma coleção de livros onde serve para consulta, nossa realidade é quase a mesma, as bibliotecas tem mais a função de deposito de livros do que outra coisa.


Mais o que vocês não devem saber é que a biblioteca é um espaço riquíssimo, que tem  uma grande extensão de variedades de livros, autores tanto clássicos quanto contemporâneo não se trata apenas de um deposito de livros e sim de um ambiente pedagógico para informação, letramento e fruição. 




Como deve ser o espaço da biblioteca? 

- > Os espaços onde se encontram os livros devem ser organizados de formas convidativas, onde despertem o interesse para alguém busca-lo, não deve ser como a figura a cima, onde não se dá nem pra visualizar a capa, que é o instrumento onde se desperta a curiosidade do leitor. 

- > Os mobiliários devem ter altura adequadas para todas as faixas etárias e não devem tocar o chão e nem ficarem perto de janelas, pois assim, evitam a umidade e poeiras.

-> Ter um espaço lúdico onde as crianças fiquem mais à vontades, exemplo: ao invés de cadeiras, tapetes e almofadas, ter também cortinas e fantoches e o mais importante uma hora reservada para contação de histórias.

-> O espaço deve ser arejado e bem iluminado, as prateleiras . 




       Outro ponto de vista relevante que não se deve ser esquecido, é a presença de um mediador no ambiente bibliotecário, pois não é a biblioteca ou a escola somente que ira despertar o gosto por ler, descobrir, imaginar e sim "um professor" ou um bibliotecário, que levado por sua paixão a leitura, transmitirá uma emoção a mais no leitor.


Então com tudo que eu falei, vocês aprenderam que é importante vários aspectos para a biblioteca ser um espaço acolhedor para os educandos e educadores. Contudo, gostaria que vocês, leitores do nosso blog, comentassem suas experiências com bibliotecas, se concordam ou discordam de tudo que escrevemos aqui, o que é biblioteca para vocês?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário