terça-feira, 17 de abril de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

        Foi solicitado pela professora Gisely Lima, uma visita a uma escola de rede publica ou ONG, para um filmagem ou gravação  em áudio uma narração de uma história acompanhada de um livro ilustrado e em seguida a postagem do vídeo no blog. Selecionamos porém duas histórias que achamos interessantes: 

1° Os três porquinhos que é um reconto em forma de versos( rimas) - Marlene de Fátima 


2°  Advinha quanto eu te amo - Sam McBratney



      Ao visitarmos a escola, solicitamos uma turma, primeiramente a coordenadora muito atenciosa, nos proporcionou a visita a turma do 4° ano por ser uma turma que não tinha o habito de ouvir histórias seria interessante contar para eles e faze-los passar por essa experiência. A principio a turma adorou o presente e demos a oportunidade deles escolherem que histórias que queriam que contássemos primeiro, a maioria escolheu sem pensar duas vezes a história dos três porquinhos , porém alguma das crianças exitou e disse:
               - Não a dos três porquinhos é muito ruim,queremos a outra que não conhecemos. 
Intervi e disse que a maioria tinha ganhado e tínhamos que ser democrata, mas uma coisa que eles não sabiam é que nossa proposta era três porquinhos em rimas, Quando a história começou ser contada vimos os olhinhos deles brilharem e um deles falou logo: é em rimas. Contamos então a 1° história e eles adoraram, foi uma experiência muito boa. Partimos então pra 2° história que dividimos para duas de nos contarmos,eles já estavam vidrados e curiosos para ouvir, no momento em que fomos trocar de pessoas  eles falaram: já acabou? , o que demostrou para gente interesse da partes deles em ouvirem o resto da história, seguindo ouviram então quietinhos a continuação da história - Adivinha quanto eu te amo. E gostaram do mesmo jeito, no final eles falaram que gostaram das duas, foi muito boa a visita, tanto para nós quanto para eles, que não esperavam, tiveram uma surpresa, e amaram, ficaram muito felizes com nossa visita o nosso intuito foi mas que alcançado ver aqueles olhos de curiosidade,a imaginação deles fluírem quando um deles nos falou na segunda história: - Por que o coelho não disse que amava ele até Júpiter é ai que você percebe que a criança já estava imaginando o que poderia acontecer na história. Muito, Muito gratificante mesmo. 

       Uma observação que devemos passar pra vocês, ao contar histórias, não se deve confundi-lá com teatro, por isso não fomos fantasiadas, nem caracterizadas, Pode-se sim usar fantoches, mas de modo que não faça da contação da história um teatro como já citado. A contação de história da qual partimos foi exclusivamente voltada para o livro, onde o tempo todo, mostrávamos as imagens do que contávamos. É importante essa diferenciação e além do mas vocês Pais, Mães, Avós, Primos, Tios, Professores e etc.. Podem inovar sempre,  podem pedir que elas os acompanhe e outras diversas coisas. Usem sempre suas criatividades, até mesmo uma criação de um conto de fadas ou de uma história. É importante desenvolver a imaginação da criança e fazer da história uma diversão para elas, não um fim didático.

Primeira História - os três porquinhos


Segunda História - adivinha o quanto eu te amo 




9 comentários:

  1. Além de interativo, ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse e principalmente das crianças que tem a capacidade de imaginar..
    e fzendo isso vocês a ajudaram a aprender a ouvir histórias e como é bom ler. e quem num gostar de ouvir uma história ?..
    Thay

    ResponderExcluir
  2. O uso de historias infantis ajudam no desenvolvimento da imaginação, atenção e gosto pela leitura da criança. Excelente escolha dos livros, pois os mesmos possuem uma riqueza de detalhes de imagem, e apresentam uma linguagem atrativa. Muito interessante os videos!

    ResponderExcluir
  3. É bom trabalhar contos com as crianças, trabalha a imaginação além, da criatividade.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vocês conseguiram interpretar nossa proposta, foi muito prazeroso o momento de contar histórias, e sim mexemos com a imaginação das criança.

    Gostei de ver que aqui tem comentários de diversas idades, continuem nos visitando teremos diversas postagens interessantes sobre o tema Literatura Infantil.

    Obrigada Pela Visita :D

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, meninas, foi muito bom o trabalho de vocês.
    Contar história é uma atividade construtiva pois, por meio dela,podemos despertar na na criança o gosto pela leitura.

    ResponderExcluir
  6. adriana - minha experiência na contação de historias foi maravilhosa , pois fiquei muito feliz em ver aquelas crianças participando ,quietas observando e soltando sua imaginação; suas emoções .foi muito bom !!!
    e sem falar que as historias infantis educam e socializam e despertam o gosto pelo prazer da leitura . tenho certeza que os tocamos de maneira especial .senti que eles adoraram !!!

    ResponderExcluir